Por dentro do alfa do novo cliente de LeagueofLegends II
Por dentro do alfa do novo cliente de LeagueofLegends II
postado em 09 de maio de 2016 - 16:14
por Yoronah
Por dentro do alfa do novo cliente de LeagueofLegends II
Por dentro do alfa do novo cliente de LeagueofLegends II

Veja o primeiro post aqui.

Fala pessoal, há algum tempo eu (Jungler Blamer) fiz um post aqui apresentando o alfa do novo cliente de LeagueofLegends assim que ele foi para o primeiro teste fechado no PBE. Na última atualização do PBE o cliente sofreu uma atualização com várias novidades, e dessa vez eu venho aqui novamente para mostrar pra vocês o que temos de novo nessa versão, e como ela está no geral. Para evitar que eu fique repetitivo, o que não tiver sido alterado ou tiver sofrido alterações muito mínimas não será citado nesse post, caso queiram ver as demais coisas do cliente sugiro que deem uma passada no primeiro post que eu fiz sobre o Alfa. Agora vamos lá!

Vale lembrar que tudo nesse post está em um estágio de desenvolvimento extremamente prematuro e muitas coisas aqui mostradas podem sequer chegar a ver a luz do dia na versão final.

{{IMG_TOOLTIP}}


Mesmo após o outro teste alfa ter terminado eu não havia desinstalado o cliente do meu computador, mas ele estava inacessível para fazer login. Assim que ele foi liberado dessa vez ao abri-lo eu recebi um aviso de que ele precisava fazer uma atualização obrigatória e que ele iria reiniciar em 10 segundos. Após a contagem regressiva chegar a 0 a janela acima apareceu e ele começou a fazer a atualização.

A primeira mudança que eu notei em relação ao cliente anterior é que ao clicar no botão jogar ao invés de ser levado para o saguão de partidas do ARAM dessa vez somos levados para o saguão de partidas de Summoner’sRift.

{{IMG_TOOLTIP}}


A tela é praticamente a mesma do ARAM da versão anterior, mas com algumas alterações como o plano de fundo e alguns elementos na parte de cima do cliente, mas iremos falar sobre eles em breve. Como da última vez ao clicar em “Encontar Partida” as demais bandeiras não preenchidas com jogadores desaparecem e você entra na fila, o X do lado do botão de encontrar partidas fecha o saguão e te leva novamente para a tela de início do cliente.

{{IMG_TOOLTIP}}


E como vocês podem notar na barra superior além do “Alfa” que é a página inicial do cliente todas as demais opções estão em cinza, o que indica que ainda estão indisponíveis, ou seja, nada de perfil, loja ou coisas do gênero nessa versão do cliente.

Agora, antes de entrar na fila, e ao entrar ela cada modo, seja ele ARAM ou Summoner’sRift, cada um possui ícones e uma barra indicando no saguão de qual modo de jogo você está, e quantos jogadores existem no seu Lobby atual.

{{IMG_TOOLTIP}}


Após encontrar uma partida a tela de confirmação de prontidão para a partida agora também recebeu alguns retoques, o arco que mostra a contagem regressiva de tempo agora possui mais alguns efeitos visuais e a imagem que aparece no centro da tela tanto para o ARAM, quanto para Summoner’sRift agora é animada. Sendo que em SR ela é a paisagem da parte de cima do mapa no top com o dragão voando. E no ARAM é uma visão em perspectiva do mapa.

{{IMG_TOOLTIP}}


{{IMG_TOOLTIP}}


Antes de prosseguir eu quero salientar que o único modo de jogo disponível para esse cliente para Summoner’sRift no momento é a escolha ás cegas, ou seja, nada de escolha alternada, ranqueadas ou partidas personalizadas ainda. Agora ao aceitar a partida você encontra com essa tela abaixo. Digam olá para a nova tela de seleção de campeões.

{{IMG_TOOLTIP}}


Nessa tela é são apresentados todos os campeões que você possui, e os disponíveis na rotação semanal, que são indicados por um detalhe com um ponto de exclamação em azul no canto do retrato do campeão na lista. O timer fica localizado na parte superior da tela, centralizado. Eu sinceramente senti falta daquele arco que ia mostrando o tempo restante visualmente, me parecia algo mais polido, bonito e prático visualmente. Esse timer minúsculo praticamente escondido lá em cima não me passou uma impressão muito boa, mas espero que isso seja uma mudança temporária durante o processo de desenvolvimento, porque eu realmente vou ficar muito decepcionado se eu não ver aquele detalhe na versão final.

Se vocês prestarem atenção verão que existem agora na parte superior abaixo do timer uma lista de ícones com as classes dos campeões:

{{IMG_TOOLTIP}}


Ao clicar sobre qualquer um deles o cliente irá separar sozinho os campeões que você possui por classe. Por exemplo, se você clicar no ícone dos assassinos, o jogo irá mostrar somente os campeões assassinos que você possuir.

{{IMG_TOOLTIP}}


Não sei se vocês notaram, mas agora a tela de seleção de seleção de campeões ocupa a tela inteira do cliente, diferentemente da versão passada onde a barra lateral com a sua lista de amigos ficava o tempo todo no cliente. Agora, ela foi removida e o botão das janelas de chat foi adicionado no canto inferior da tela de seleção de campeões.

Agora ao selecionar um campeão, o som de uma das suas habilidades toca junto com a sua fala da seleção de campeões. No caso como eu escolhi a Sona, o som da habilidade que tocou foi o da Ultimate dela.

{{IMG_TOOLTIP}}


Outra coisa que eu achei muuuuito legal nesse novo cliente é que para skinsultimate como a DJ Sona, a SplashArt que agora é exibida na seleção de campeões quando você confirma sua escolha é animada, é a mesma SplashArt animada exibida na tela de login das skinsultimatesquando elas são lançadas. Eu achei isso um detalhe muito daora. Como a loja ainda não está disponível, não é possível realizar a compra de skins na tela de seleção. Só aparece um cadeado em cima da Splash que você não possui, mas nada acontece ao clicar nele.

{{IMG_TOOLTIP}}


A página de talentos nova continua linda recebeu algumas alterações bem sutis, mas a principal diferença da versão anterior é que agora ela também ocupa uma maior área na tela, não sendo limitada pela barra lateral já citada anteriormente.

{{IMG_TOOLTIP}}


Ah, agora quando você entra na partida o cliente também possui uma tela de partida em progresso. É a mesma que vocês já viram na versão anterior, só que a imagem de fundo de Summoner’sRift.

{{IMG_TOOLTIP}}


Ao terminar a partida a tela de fim de jogo também foi reformulada tanto para Summoner’s Rift quando para o ARAM. Essa é a tela atual que temos nessa versão:

{{IMG_TOOLTIP}}


Essa tela de fim de partida ainda me parece... crua. Acho que daqui até o lançamento ela deve receber uma melhorada no visual. Ela exibe os scores de ambos os times, quanto de maestria você ganhou com o campeão e quanto de IP você ganhou. No IP, os números maiores é a quantidade que você possui e os pequenos lá embaixo são quanto a partida lhe deu.

Ao passar o mouse sobre o círculo da maestria com o retrato do seu campeão a sua nota e a quantidade de pontos obtida com a partida é revelada.

{{IMG_TOOLTIP}}


Nessa atual versão do cliente aquele link ali na parte superior dizendo “Exibir Detalhes Avançados” ainda abre a página do histórico de partidas no navegador com os dados da partida que acabou de terminar. Mas eu vi nos fóruns do PBE comentários de um Rioter dizendo que em versões futuras todas essas informações devem ser exibidas no cliente quando você clicar no link.

As opções de presentear um jogador na tela de fim de partida, honrar, adicionar aos amigos e reportar agora aparecem quando você passa o mouse por cima do nome do nome do jogador com o qual você deseja realizar tais ações.

{{IMG_TOOLTIP}}


Dessa vez as opções de Honrar e Presentear o jogador estavam indisponíveis e a tela de reporte permaneceu inalterada. Eu só achei estranho o botão de honra estar desabilitado nessa versão já que ele estava habilitado na versão anterior, mas como a tela de fim de partida foi totalmente refeita de uma versão para outra isso não me surpreende tanto.

Agora vamos voltar a essa Screenshot aqui rapidinho:

{{IMG_TOOLTIP}}


Vocês notaram que do lado do ícone do mapa de Summoner’s Rift? É nela que você vai clilcar para alternar entre as filas de jogo. Ao clicarem nela, aparece essa tela aqui:

{{IMG_TOOLTIP}}


Você muda de fila ao clicar no círculo correspondente a fila que você deseja jogar e depois clicando no botão “Confirmar” ali no canto superior, ele então irá te levar para o saguão da fila selecionada. O cliente te ajuda com algumas dicas visuais te mostrando qual fila você selecionou. Ao clicar no círculo de uma fila somente o círculo da fila selecionada fica aceso em azul, e a imagem de fundo muda para a da fila selecionada, vocês podem conferir isso na captura de tela abaixo na qual eu selecionei a fila de ARAM.

{{IMG_TOOLTIP}}


Como podem notar a fila para TwistedTreeline está desabilitada nessa versão.

Agora tem um detalhe que eu quero que vocês prestem atenção, olhem só:

{{IMG_TOOLTIP}}


Notaram que ali na parte de cima existem as opções de modo de jogo? No momento em Summoner’sRift só está disponível o modo Normal, que no caso é a escolha às cegas, mas ali na parte superior vocês podem notar que existem os nomes dos demais modos de jogo, mostrando como será a seleção entre esses, veremos mais sobre isso em próximas versões quando estes recursos estiverem habiltados. Na fila do ARAM, essas mesmas opções estão aparecendo, mas creio que que algumas como “Ranqueada”, “Coop” e “Alternado”, permanecerão desabilitados quando você mudar para essa fila uma vez que essas opções de jogo não existem para a fila de ARAM.

Falando em ARAM, vamos dar uma conferida na tela de seleções de campeão do ARAM que também sofreu modificações.

{{IMG_TOOLTIP}}


{{IMG_TOOLTIP}}


As principais mudanças aqui foram que a tela agora ocupa todo o espaço do cliente, assim como a de Summoner’sRift, o botão de “Nova escolha” foi movido do canto do ícone do seu campeão para o centro da tela, e a barra de seleção de skins recebeu algumas mudanças visuais. O arco que demonstrava a contagem de tempo junto com um timer também não está mais presente aqui, e o botão de Bônus de skin do ARAM simplesmente sumiu nessa versão.

Com exceção da mudança de lugar do botão de nova escolha eu ainda prefiro a tela de seleção da versão passada do Alfa, ela me passava uma sensação de estar melhor acabada, o ideal para mim seria que aquela tela ocupasse todo o espaço do cliente como essa e mantivesse o posicionamento do botão de nova escolha centralizado na tela como essa demonstrou.

A tela de fim de partida o ARAM também mudou e está praticamente idêntica à já mostrada aqui de Summoner’sRift, com a diferença que ela não existe informações sobre Maestria.

{{IMG_TOOLTIP}}


Em uma das minhas partidas de teste com esse novo cliente eu dei Dodge na seleção de campeões para ver se já haviam implementado o sistema de punição de tempo nessa versão do cliente, e para minha surpresa essa funcionalidade já está ativa aqui. Ao tentar iniciar uma partida após ter dado Dodge em uma seleção de campeões a seguinte caixa de aviso irá aparecer:

{{IMG_TOOLTIP}}


{{IMG_TOOLTIP}}


Agora, algo que adicionaram e que eu achei bastante útil é que ao clicar em OK nessa mensagem a contagem regressiva até você poder entrar na fila novamente é mostrada no lugar do botão “Encontrar Partida” e caso você passe o mouse sobre esse botão, um balão de aviso descrevendo o que aconteceu é exibido.

{{IMG_TOOLTIP}}


{{IMG_TOOLTIP}}


Desempenho

Agora vamos falar sobre algo que interessa a muitas pessoas, como essa segunda versão do novo cliente se comportou no meu computador. Bom, no geral a performance dessa segunda versão ainda continua bem fluida, mas é alguns momentos em particulares que ela me decepcionou um pouco. Não me levem a mal, não é que o cliente está inutilizável de tanto travar ou algo do tipo, ele somente apresenta uma queda de performance em alguns momentos, o que é perfeitamente normal para uma versão alfa em um estágio de desenvolvimento tão prematuro e que ainda não passou por nenhum processo de otimização de desempenho.

Na grande maioria do tempo, o cliente funciona de maneira bastante fluída sem nenhum tipo de engasgo ou lag, mas em alguns momentos enquanto você está o usando você pode nada sentir uma performance um pouco mais arrastada, mas que subitamente volta a ser fluída do nada. Isso pode acontecer por vários motivos, pode depender do que você possui aberto em seu computador no momento ou apenas ser falta de otimização do cliente mesmo.

Agora os momentos que ele realmente irá te decepcionar é na transição entre a tela de aceitar uma partida e a seleção de campeões em si. Nesse momento o cliente irá literalmente engasgar. Ele não para de responder, porque você consegue ouvir os efeitos sonoros e coisas do gênero, mas ele engasga mesmo. Ele fica parado por um tempo e do nada a tela aparece. As vezes essa engasgada dele poderia durar 1 segundo como poderia durar até 5 segundos. É como se houvesse algum tipo de animação de transição entre a tela de prontidão para a partida e para a seleção de campeões, mas essa animação não estivesse sendo reproduzida corretamente.

Mas não precisa se preocupar nem se descabelar de que o cliente vai ser uma baleia de tão pesado e de que ele não irá rodar em sua torradeira. Essa engasgada na transição é uma falha já conhecida pela Riot, e que eles já se pronunciaram que será corrigida. E novamente esse cliente ainda está em fase alfa e não sofreu nenhuma otimização. Ele vai estar com a performance melhor nas próximas versões e no lançamento. E sinceramente, mesmo com esses pequenos engasgos que ele apresenta, ainda assim no geral a performance dele está melhor que a do Cliente atual. Agora vamos falar de números, que eu sei que é o que vocês querem. Com o cliente na tela inicial, o consumo de RAM é esse:

{{IMG_TOOLTIP}}


Somando todos esses valores temos um gasto total de 209.6 MB, o que é praticamente metade do consumo da RAM do cliente atual sobre as mesmas condições.

Agora você deve estar pensando: “Mas na versão anterior você não mostrou esses 3 outros processos”. Realmente, na versão anterior esses três processos adicionais por algum motivo obscuro que eu ainda desconheço não estavam sendo exibidos no meu Gerenciador de Tarefas quando eu rolava para baixo. Mas agora eles apareceram.

“Tá, mais o que esses processos novos significam pra mim? ”

Um melhor gerenciamento de memória RAM. Com a subdivisão em mais de um processo o cliente consegue gerenciar a memória RAM do seu computador de maneira mais eficiente, diferentemente do launcher atual que é um único processo gigante de quase 500MB, e mais dois processos de patchers que possuem um gasto de memória mínimo. Então não se preocupem que essa mudança vem para a melhor. E analisando os gastos do cliente durante transições de tela, fila e seleção de campeões esses gastos mantiveram-se constantes oscilando quando muito 10MB.

Estaria o launcher de League com os dias contados?

Atualmente, antes de você entrar em uma partida de LeagueofLegends e começar a jogar você tem contato com duas interfaces: o launcher, e o cliente, para só depois ter contato com o jogo propriamente dito. O launcher é aquela primeira tela que você vê ao clicar no ícone de LeagueofLegends na sua área de trabalho, aquela que é responsável por atualizar os arquivos do jogo a cada novo patch.

Durante meus testes com o novo cliente no PBE, eu precisava entrar no cliente para tirar algumas capturas de tela para esse post. Entretanto, o PBE tinha acabado de entrar em manutenção e havia uma atualização pendente que eu precisava fazer, e eu não tinha aberto o launcher no cliente antigo do PBE para que ele realizasse essa atualização. Para minha surpresa, quando eu abri o cliente alfa, ele começou a verificar, baixar e instalar todos os arquivos da atualização que eu ainda não havia feito, como poderão notar nas capturas de tela abaixo:

{{IMG_TOOLTIP}}


{{IMG_TOOLTIP}}


{{IMG_TOOLTIP}}


Como podem notar, o balão de Download exibe qual o tamanho restante dos arquivos a serem baixados, a velocidade com que o cliente está baixando os arquivos, e o tempo estimado para o término da atualização. Isso me leva muito a crer que a Riot pretende eliminar o atual launcher que ela utiliza para atualizar os arquivos de jogo e unificar tudo ao novo cliente. Já as atualizações do cliente são feitas também por ele como eu descrevi no início do post com a mensagem de aviso e o download pela tela que está apresentada na primeira imagem do post.

Não tenho como dizer a vocês como o cliente se comportará com você logado enquanto ele estiver atualizando, pois como vocês podem ver, o servidor do PBE estava off-line e em manutenção no momento em que eu atualizei meu cliente, tanto é que existe aquela mensagem em vermelho na screenshot.

Bom pessoal, por enquanto é isso que tenho para mostrar a vocês sobre essa versão. Acredito que esse teste mais recente agora foi para ver somente se existe algum bug crítico no cliente antes de ele chegar ao teste global nos servidores oficiais. Os testes globais nos servidores oficiais devem ser realizados com essa versão, ou uma versão posterior com poucas alterações em relação a essa. Nos vemos em uma próxima versão. Até mais!

{{IMG_TOOLTIP}}
comments powered by Disqus